0.00% Raised
0.00 € doados de 2,000.00 €
0 Donors
307 Days Left

A Igreja Matriz da Paróquia de São João Baptista das Lampas, para além dos séculos de história que a constituem, cujos sinais se encontram visíveis na sua fisionomia é, também, um exemplar artístico e religioso muito particular da zona Saloia. Séculos passaram e a memória foi-se transformando em história legando-nos a arte e a beleza religiosa desta terra.

Sucessivamente e em variadas intervenções se procurou manter e preservar a traça original e a funcionalidade deste Templo. Tendo sempre patrocínio Régio a Paróquia foi beneficiando, ao longo da sua história, de um enriquecimento artístico muito grande o que lhe foi conferindo uma singeleza própria. As campanhas Manuelinas, por exemplo, deixaram-nos uma marca, ainda hoje muito visível e, que, esteticamente conferiram ao Templo uma sumptuosidade admirável. Também o terramoto de 1755 trouxe algumas intervenções e alindamentos que promoveram, sobretudo, a expressão da Fé nesta Paróquia, provocando um forte impacto na vivência cultual e religiosa da população.

Ora, sendo a Igreja-Mãe das Igrejas locais do território Paroquial e, estando em degradação á alguns anos, parece-nos o tempo oportuno para meter mãos á obra em defesa deste património comum! Conscientes das dificuldades económicas e, querendo valorizar a ocasião da Visita da Imagem de Nossa Senhora da Nazaré em 2020, vimos apelar á Vossa generosidade e parceria na defesa do Património Artístico e Religioso da nossa terra.

Já demos início á intervenção de Conservação e Restauro do Tecto, uma vez que a mesma carece de muito tempo e terá um enorme impacto na vivência litúrgica da Comunidade. O Tecto da Matriz é composto por 21 painéis em caixotão; cada painel irá ter um custo aproximado de 6.500,00€. Estes valores são de todo incomportáveis pela Paróquia.

Aliás, a estes valores somam-se outros também necessários a uma boa prossecução nos trabalhos, como sejam: o valor dos andaimes; a limpeza, substituição e acondicionamento de telhas na cobertura do telhado; pintura do edifício; limpeza do Pórtico e das pedras da Torre sineira; substituição urgente da instalação eléctrica que está bastante deficitária, entre outros pequenos ajustes necessários á harmonização da intervenção.

É neste sentido que apelamos a toda e qualquer ajuda, bem como ao vosso contributo e/ou patrocínio desta intervenção que muito valorizará a nossa Arte e o Património religioso desta porção do Concelho de Sintra.

Assim, contamos com a Vossa imprescindível generosidade em defesa desta casa e desta causa que é de todos nós, dispondo-me, ainda, a qualquer esclarecimento adicional sobre esta matéria.